A pista do aeroporto de Dourados passou por inspeção nos dias 10 e 11 de dezembro realizada pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), da Força Aérea Brasileira (FAB), mas não foi totalmente aprovada. O sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) da cabeceira 24 apresentou falhas e foi reprovado.
O objetivo da vistoria era homologar os equipamentos de navegação aérea, um passo importante para ampliar os serviços do aeroporto, que busca autorização para voos noturnos e operações de aeronaves de grande porte.
De acordo com o relatório preliminar, o sistema PAPI da cabeceira 24 não atingiu o nível de brilho necessário, sendo necessária a troca de um refletor. Por outro lado, a cabeceira 06, que é a mais utilizada para pousos, foi aprovada sem ressalvas.
A Prefeitura de Dourados e a Infraero, responsáveis pelo processo, informaram que já estão providenciando a substituição do equipamento, mas ainda não há uma data definida para a nova inspeção.
Desde setembro, outros equipamentos do aeroporto já foram homologados, e a nova pista tem registrado mais de 500 pousos e decolagens de voos particulares. No entanto, a operação comercial e noturna ainda depende da aprovação final dos sistemas de aproximação.
A expectativa é de que, após a troca do refletor e uma nova avaliação, o aeroporto de Dourados esteja apto a receber voos comerciais e operar no período noturno, ampliando sua capacidade e serviços.
.jpeg)